sábado, 27 de agosto de 2022

Alemanha estreia trens movidos a hidrogénio (fotos e vídeo)


A Alemanha inaugurou esta semana uma linha ferroviária que funciona inteiramente a hidrogénio, uma novidade mundial e um avanço para descarbonizar o transporte ferroviário, apesar da dificuldade no acesso a esta nova tecnologia. 

Uma frota de 14 trens, fabricada pelo grupo francês Alstom para a região da Baixa Saxónia (norte), substituirá as atuais locomotivas a diesel usadas para cobrir os 100 quilómetros de linha que ligam as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehud.


"Estamos muito orgulhosos de poder explorar comercialmente esta tecnologia,  é algo inédito no mundo", declarou na quarta-feira o presidente da Alstom, Henri Poupart-Lafarge.


Os trens movidos a hidrogénio têm o potencial para ajudar a reduzir as emissões de CO2 e substituir o diesel, que continua a alimentar 20% das viagens ferroviárias na Alemanha.




Os trens da Alstom combinam o hidrogénio armazenado a bordo com o oxigénio presente no ar, graças a uma célula de combustível, que produz a eletricidade necessária para garantir a tração do trem.

A nova frota, que custou 93 milhões de euros, evitará gerar "4.400 toneladas de CO2 todo ano", segundo a LNVG, que opera a rede a nível regional.




Projetados na cidade francesa de Tarbes e montados em Salzgitter, no centro da Alemanha, estes trens são testados comercialmente desde 2018, com dois a funcionarem regularmente.

A Alstom já assinou quatro contratos para entregar dezenas de trens na Alemanha, França e Itália, e a procura continua a crescer.




Só na Alemanha, "entre 2.500 e 3.000 trens a diesel poderiam ser substituídos por outros a hidrogénio", declarou à AFP Stefan Schrank, chefe do projeto na Alstom.


"Em 2035, entre 15 e 20% do mercado europeu de rotas regionais poderá funcionar com hidrogénio", afirma Alexandre Charpentier, especialista em ferrovias da consultoria Roland Berger, à AFP.




Os concorrentes da Alstom também entraram neste mercado. O grupo alemão Siemens apresentou em maio um modelo para a companhia ferroviária Deutsche Bahn, que pode entrar ao serviço em 2024.



fonte: https://is.gd/Tn34TP

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