sábado, 20 de agosto de 2022

Dodge Charger elétrico: Conceito promete ter ‘escape’ mais alto do que turbina de avião (fotos e vídeo)


Conceito prevê ainda troca de marchas e desempenho ainda melhor que um Hellcat com seu motor V8 Supercharger 

O ronco amedrontador de um motor parrudo a gasolina é característica básica de um muscle car tradicional. É possível que um esportivo deste tipo se adeque à era dos elétricos? A resposta da Dodge atende pelo nome de Charger Daytona SRT, um conceito que promete aceleração mais rápida do que um Hellcat e “escapamento” tão barulhento quanto um avião em decolagem. 



Como estamos falando de um elétrico, não há um exaustor comum. A explicação para tamanha sonoridade está em um sistema que emana ar em uma câmara com várias câmaras sintonizadas para promover ruídos. 

Outro diferencial do protótipo é uma transmissão com escalonamento de marchas. Não chega a ser um pioneirismo, afinal Tesla Roadster e Porsche Taycan são exemplos de elétricos com câmbio de duas velocidades.



O Charger Daytona SRT pode, ainda, ter o conjunto de baterias recarregadas em instalações de 350 kW e tem um botão para liberar um overboost, chamado de PowerShot. Outro detalhe que chama atenção são os modos de condução, chamados de Slam, Drag, Donut e Drift. Apesar de prometer fazer curvas de lado e dar ‘zerinhos’, o esportivo tem tração integral. 

Em relação ao design, o conceito é inspirado no Charger Daytona de 1969, o primeiro Nascar a atingir 200 milhas por hora, o que equivale a 321 km/h. A carroceria tem silhueta clássica de um muscle car com linha de cintura alta, centro de gravidade baixo, além de entre-eixos e capô extensos. 




Aliás, o capô tem uma intensa inclinação e vincos marcantes. Há uma passagem de ar no topo da grade para otimização da aerodinâmica. A melhoria do downforce também explica o spoiler proeminente, chamado de R-Wing, e que também é uma clara menção à segunda geração do Charger Daytona. 

Os sistemas de luzes são singelos, porém marcantes. O formato dos faróis combina com a das lanternas. No centro dos conjuntos está o logo Fratzog, que estampou veículos da Dodge entre 1962 e 1976. O nome da insignia clássica também serviu de inspiração para o sistema de exaustão detalhado acima, chamado de Fratzonic. 

Também chamam atenção as rodas de 21 polegadas com direito a pinças de freio da Brembo, algo totalmente inusitado em se tratando de um elétrico.



O interior também chama atenção e nem pareceria de um conceito não fosse pelos LEDs vermelhos que envolvem praticamente todo o habitáculo. O quadro de instrumentos digital tem 16 polegadas, enquanto a central multimídia é de 12,3 polegadas. 

Tem bancos esportivos até para os passageiros traseiros. Há mescla de materiais em couro e fibra de carbono. É possível notar ainda que o teto é translúcido.



O Dodge Charger Daytona SRT é uma mostra do que a marca norte-americana imagina implementar em seus futuros esportivos. Já está definido que um modelo 100% elétrico será lançado em 2024. 



fonte: https://is.gd/Thp5Ls

fonte: https://is.gd/aV5s0V

Sem comentários:

Enviar um comentário